sexta-feira, 23 de julho de 2010

As redes sociais mais usadas no Brasil


As redes sociais são importantes na forma que o brasileiro se relaciona. Por isso, abaixo há uma lista com as mais importantes redes sociais no país.


Orkut, de acordo com a Wikipédia, é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. A Índia é o segundo mais visitado. A Sede do orkut era na Califórnia até agosto de 2008, mas foi anunciado que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais. Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).



O Facebook foi lançado no ano de 2004 por Mark Zuckerberg que a principio tinha feito o site somente para as pessoas que estudavam junto com ele na faculdade. No entanto com o passar do tempo essa rede começou a ficar popular e se expandiu por algumas escolas e, em um tempo muito curto já estava em praticamente todas as escolas da Califórnia. Uma febre que contagiou principalmente os jovens. Para fazer pleno uso das ferramentas do Facebook, o usuário precisa ter, no mínimo, 13 anos de idade de acordo com o estatuto que o próprio site colocou como parâmetro para que possa ser seguido. Dentro da página inicial pode ser visto qualquer tipo de conteúdo. Hoje em dia o site já ultrapassou 300 milhões de usuários que fazem uso do Facebook frequentemente. Se fosse um país, o facebook seria um dos mais populosos do mundo. Maior do que o Brasil.

O Twitter é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. No Brasil muitas pessoas estão aderindo a essa novidade e, também, porque o Twitter é um dos sites mais fáceis de se utilizar e se diferencia dos outros sites de relacionamento. O usuário não tem limite para adicionar seguidores que poderão acompanhar as atualizações de quem seguem. O fato de o site estar em inglês é um empecílio para os usuários que não dominam o idioma. No entanto, o processo de tradução começou. O twitter já está em espanhol, italiano, japonês e francês. Mesmo o português sendo o segundo idioma mais falado no microblog, as instruções ainda deixam o português de lado. Outro aspecto do Twitter que o torna atraente é o fato de parecer uma sala de bate-papo a céu aberto. Qualquer usuário pode conversar com qualquer outro usuário mesmo sem, necessariamente, estar seguindo o interlocutor. Assim como em todas as outras redes sociais, o Twitter permite que o usuário faça o upload de uma imagem para construir um avatar, a sua identificação por imagem na internet. A instantaneidade é o que chamou tanta atenção no twitter, embora não traga nada de novo, tornou-se uma febre no Brasil, sendo citado diversas vezes pela mídia tradicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário