quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um baile desmascarado



Sabe gente, estive pensando esses dias com Albert Nietzsche (meu único neurônio) sobre como nós somos. Parece estranho isso, não é? Eu me refiro a como nós somos tão diferentes, mesmo sendo tão iguais (tão igual é dose, né?). É que eu achava que nós usávamos máscaras, criando personagens, variações de nós mesmos em diferentes situações, mas depois de muito pensar (algo muito difícil pra mim) ao ler os comentários do meu outro blog Deep Within a Soul, vi que eu estava completamente enganado.

Nós não usamos máscaras, embora agimos de formas diferentes em certos momentos. Somos nós mesmos sempre, não há como fugir disso. Só que em algumas horas nós só deixamos evidenciar algumas de nossas características e não todas. Eu, por exemplo, não consigo ser engraçado o tempo inteiro, depressivo ou alegre. É impossível não ser nós mesmos, não criamos personagens, somos simplesmente nós. Achava que a vida era feita de momentos distintos que em cada lugar entrávamos no baile de máscaras e escolhíamos a melhor para usar, mas depois do que averiguei, precebi que o baile acabou, as máscaras caíram e vi que nunca existiu máscara alguma, nunca encenei personagens, era somente eu. Acreditava que uma hora era Romeu, Robocop, Goku, Peter Pan, Sweeney Todd, Don Juan, mas vi que isso nunca aconteceu...

Falei essas coisas todas porque ouvi a música Be yourself do Audioslave, que é ótima por sinal, e que me fez repensar a minha vida inteira através de um verso Be yourself is all that you can be (Ser você mesmo é tudo o que você pode ser). Nunca pensei que ouviria uma verdade tão grande assim e que mudasse tanto minhas percepções em relação à vida e ao ser humano. Depois disso fiquei injuriado porque achava que eu tinha conseguido usar a máscara do V de vingança, que é linda e maior estilo. Isso só me provou que vivia como o Rei da história (que não lembro o nome, mas é clássica) de que apenas os inteligentes conseguiam ver sua roupa, mas na verdade não havia roupa alguma. Assim como não havia máscaras.

Ouça a música Be yourself do Audioslave e tire suas conclusões.




Letra em inglês

Someone falls to pieces, sleeping all alone
Someone kills the pain, spinning in the silence
To finally drift away

Someone gets excited
In a chapel yard and catches a bouquet
Another lays a dozen, white roses on a grave

Yeah and to be yourself is all that you can do
Hey, to be yourself is all that you can do

Someone finds salvation in everyone, another only pain
Someone tries to hide himself, down inside himself he prays
Someone swears his true love until the end of time
Another runs away, separate or united, healthy or insane

And to be yourself is all that you can do, yeah
(All that you can do)
To be yourself is all that you can do
(All that you can do)

To be yourself is all that you can do
(All that you can do)
Hey, be yourself is all that you can do

Even when you've paid enough
Been pulled apart or been held up
Every single memory of the good or bad
Faces of luck

Don't lose any sleep tonight
I'm sure everything will end up alright
You may win or lose

But to be yourself is all that you can do, yeah
To be yourself is all that you can do

Oh, to be yourself is all that you can do
(All that you can do)
Hey, to be yourself is all that you can do
(All that you can do)

To be yourself is all that you can
Be yourself is all that you can
Be yourself is all that you can do


Tradução em português

Alguém cai aos pedaços
dormindo sozinho
Alguém mata a dor
girando no silêncio
pra finalmente ir pra longe

Alguém se excita
numa capela
Apanha um buquê
Outro coloca uma dúzia
de rosas brancas sobre um túmulo

Ser você mesmo é tudo o que pode fazer...

Alguém encontra salvação
em todo mundo
Outro, apenas dor
Alguém tenta se esconder
Por dentro ele reza

Alguém jura verdadeiro amor
Até o fim dos tempos
Outro, foge
Separado ou unido
Saudável ou insano

Ser você mesmo é tudo o que pode fazer...

Mesmo em dor suficiente,
tendo rompido
sendo impedido
toda simples memória
do que poderia ter sido
faces do amor
Não perca o sono essa noite
assim tudo terminará bem
Você pode amar
Mas ser você mesmo é tudo o que você pode fazer



Texto publicado originalmente no link:

Um comentário:

  1. Nossa, Renan. Agora você realmente começou uma discussão séria. Eu gostei do seu ponto de vista. Mas, ainda não tinha pensando exatamente nesse ângulo.
    Nunca achei que eu era uma "mascarada", mas sempre compreendi que em cada lugar você tem um comportamento diferente. Você não vai se comportar no trabalho do mesmo modo como faz em um aula, que por sua vez também será diferente do modo como você irá agir em uma festa.
    Sempre encarei essa perspectivas de "etiquetas" de comportamento. Já que eu sou EU mesma em todos esses lugares, mas a sociedade e os ambientes acabam ditando o que fazer ou como se portar.
    Isso não quer dizer que tenho máscaras, mas quer dizer que eu sou um ser mutável, que pode se ajustar a cada tipo de situação, sem perder a minha essência. Nunca concordei em ser marscarada!
    Beijos

    ResponderExcluir