sexta-feira, 23 de julho de 2010

Módulo IV : As redes sociais como elas são

Enfim, o último dia chegou e nós tivemos que nos separar. Antes de falar sobre o que aprendemos em si, gostaria de dizer que foi muito bom estar próximo a pessoas tão boas e inteligentes como vocês. Sei que boa parte não é de comunicação, o que rendeu bem mais assuntos. Foi um bom tempo que passamos juntos e que ficará lembrado no nosso blog.


Módulo IV : As redes sociais como elas são




Com o uso dos blogs se massificando, com a criação de mais empresas no mercado de tecnologia da informação e novas estruturas da internet, o chamado 2.0, fazem com que as novas formas de produzir e publicar na internet venha do usuário. Ele é o ídolo e fã de outros usuários, abrindo o leque de escolhas para filtrar informação absurdamente. De poucos produtores de conteúdo para milhões. Um aumento significativo e uma evolução na comunicação, quebrando os paradigmas da hierarquia comunicacional tradicional.

As redes sociais nasceram dessa ânsia de se comunicar. Segundo a enciclopédia virtual, Wikipédia, Rede Social é um termo que designa uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.

“A rede é responsável pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das ideias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.”

Além desse conceito básico, Warren Sherer dividiu as redes sociais em três vertentes com características próprias e escalas diferentes:

Rede Social Primária ou Informal: São redes de relações entre indivíduos, em decorrência de conexões pré-existentes, relações semi-formalizadas que dão origem a quase grupos. Ela é formada por todas as relações que as pessoas estabelecem durante a vida cotidiana, que pode ser composta por familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, organizações etc. As redes de relacionamento começam na infância e contribuem para a formação das identidades.

Rede Social Secundária ou Global: é formada por profissionais e funcionários de instituições públicas ou privadas, por organizações não-governamentais, organizações sociais etc., e fornecem atenção, orientação e informação.

Rede Social Intermediária ou Rede Associativa: é formada por pessoas que receberam capacitação especializada, tendo como função a prevenção e apoio. Podem vir do setor da saúde, igreja e até da própria comunidade.

As redes sociais secundárias e intermediárias são formadas pelo coletivo, instituições e pessoas que possuem interesses comuns. Elas podem ter um grande poder de mobilização e articulação para que seus objetivos sejam atingidos.

Para Manuel Castlles, em A Galáxia da Internet, ao discutir sobre a realidade social e a virtualidade da internet chegou à conclusão de que ela é uma extensão da vida, em todas as dimensões e sob todas as suas modalidades.

O papel mais importante da internet na estruturação de relações sociais, segundo Castells, é sua contribuição para o novo padrão de sociabilidade baseado no individualismo. “O individualismo em rede é um padrão social, não um acúmulo de indivíduos isolados. Cada indivíduo possui uma gama de características que são provenientes do meio em que vive. Muitas vezes as interferências externas vindas do mundo virtual são as mais fortes e agem diretamente na forma como as pessoas se comunicam”.

A individualidade real é como a vivência na internet que permite customizar praticamente tudo. Pessoas pintam o cabelo, usam maquiagem, vestem-se com roupas ímpares para expor suas identidades e formas de interagir com o mundo.

De acordo com Castells os indivíduos montam suas redes, on-line e off-line, com base em seus interesses, valores, afinidades e projetos. Por causa da flexibilidade e do poder de comunicação da internet, a interação social on-line desempenha crescente papel na organização social como um todo.

Sobre o novo modelo de comunicação que utiliza a internet como meio técnico, Castells considera que os indivíduos estão de fato reconstruindo o padrão da interação social, com a ajuda de novos recursos tecnológicos, para criar uma nova sociedade: a sociedade em rede através das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário