quinta-feira, 22 de julho de 2010

Módulo III : O Marketing como ele é

Falamos sobre piadas, como se estruturar um podcast, rimos de textos engraçados, discutimos um pouco sobre a questão da identidade, dos grupos sociais e até da cauda do pavão. Percebemos que é o riso que nos faz fixar as propagandas mais facilmente, por isso o constante uso de piadas nas peças publicitárias. Espero que, além de terem rido, tenham compreendido, também, o que é necessário para inovar e continuarem a fazer um bom trabalho.

Módulo III : O Marketing como ele é



Neste módulo, falamos sobre Marketing. Vimos que fazemos marketing o tempo inteiro e que é algo natural. Ele existe dentro de nós, pois queremos sempre vender uma imagem, queremos sempre passar para as pessoas o que queremos que elas vejam. Somos seres que se vendem. Pode parecer um pouco estranha essa forma de falar, mas é verdade. Nós nos vendemos, não no sentido literal da coisa, mas sim, no que tange a vender um ideia. Quando alguém vende um produto, esse alguém não vende bem um produto, vende uma ideia, um conceito contextualizado para fazer os possíveis consumidores comprarem seus produtos, ou melhor, suas ideias.

O desejo não é bem algo que exista dentro do ser humano. Calma... Digo, o desejo de algo que não existe. Esse desejo precisa ser criado e cultivado. Ele é incutido dentro de nós para então termos que satisfazê-los. O marketing não é bem sobre desejos em si, é sobre criar desejos para gerar demanda. Assim para aparecer nas redes sociais, temos que entender que precisamos nos vender. Vender nossa imagem, nossa ideia e não ter medo de mudar quando necessário.

Na internet tudo é efêmero (até demais), talvez um site que hoje é visto como referência, amanhã não seja. Tudo precisa mudar, precisa se adequar às novas eras, novos tempos, novos comportamentos acima de tudo. Quando falamos de marketing em sala de aula, vimos que é muito mais uma questão de comportamento do que de vender em si. A ação é muito maior do que essa. Precisa-se criar novas ações e atitudes sempre. É assim como o exemplo do pavão, que vende a ideia de ser um pretendente mais saudável com sua cauda bonita... Somos nós na internet. Precisamos mostrar nossa cauda bonita para que as pessoas nos notem, mas é difícil mantê-la bonita, porque exige bom conteúdo, exige tempo, disposição, vontade e uma série de fatores que levar-me-iam vinte posts. Precisamos perceber que todas as redes sociais estão interligadas, linkadas numa rede particular.

A sua rede precisa conter um porquê, um motivo para existir. Ela precisa de conteúdo específico. Na internet não dá para ser muito abrangente, pois o mundo é muito grande para abraçarmos. Foco é a palavra chave para o sucesso. E amanhã, veremos como proceder para ser visto e começar uma empreitada pela web.

Até amanhã! (Ou melhor hoje à noite)

PS: Quem quiser ouvir os podcasts mostrados na aula, basta clicarem no ícone "Podcast Hora Certa" na coluna da direita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário