terça-feira, 20 de julho de 2010

Módulo I : A internet como ela é

Sejam bem vindos ao nosso blog. Sim, nosso, porque é aqui que dicutiremos todos os assuntos abordados durante o curso sobre Redes Sociais na Universidade Candido Mendes. Como é de praxe, deixarei nesse espaço o link para vocês baixarem os slides e ainda um pequeno texto sobre o que vimos nesse primeiro dia de curso.

Vamos ao que interessa, então. O módulo I:


Neste primeiro módulo observamos que a internet em si é mais do que uma rede que liga terminais de computadores. Ela é a plataforma que faz possível a existência da consciência coletiva. Uma "quase entidade" que é criada a partir de ações de todos os usuários da internet que a alimentam sem rituais ou sacrifícios. Aliás, poucos percebem que ela existe, ou dão conta de que fazem parte dessa construção a 12 bilhões de mãos. Com isso, vemos que cada vez mais essa nova forma de se comunicar é mais uma questão biológica do que tecnológica.

A internet também é uma forma maior de comunicação mais democrática (na medida do possível) e está inserida no modelo "Todos-Todos" de Pierre Lévy. Essa liberdade, às vezes, é confundida com libertinagem, o que causa diversos problemas, inclusive, judiciais. Mas o que dizer de um ambiente em que o fluxo de informação é abundante e constante? A todo momento somos pegos por mais ondas de informação e se não soubermos navegar nesse mar, com certeza iremos nos afogar, e acordar em ilhas escassas no meio da imensidão.

Vimos nessa primeira aula, também, que o modelo de comunicação democrático não começou tão democrático assim, foi mais uma necessidade militar do que um bem para humanidade. Com o tempo descobrimos novas formas de trabalhar essa invenção e modificamos totalmente a sua utilidade primeira. Descobrimos também que esse mundo virtual acaba tornando-se bem mais atraente do que a realidade física, comum, "demodé" até. No entanto, o que faz desse virtual, dessa nova realidade ser tão atraente? A resposta é simples: Somos o que queremos ser no mundo virtual. Quem não está dentro dos padrões de beleza podem existir nesse novo ambiente sem medo. Cria-se a realidade dos excluídos. Um tema que podemos destacar em sala de aula ou num post seguinte. Por ora, ficamos por aqui.

Além disso, vimos a diferença entre interatividade e interação; A interatividade é simplemente a ação humana com um consequência virtual. O movimentar do mouse (causa) o movimentar do cursor no monitor (consequência). A interação é a relação entre seres humanos. Então, podemos concluir que numa conversa no MSN podemos dizer que há tanto interatividade quanto interação.

Enfim, quem tiver alguma dúvida, queira discutir melhor tudo o que foi falado dentro de sala de aula ou aqui no blog mesmo, pode comentar e deixar o seu recado.

É discutindo que se aprende mais.

O módulo dividido por tópicos:

Módulo I

  • Realidade virtual
  • Interatividade e Interação
  • As formas de comunicação de Pierre Lévy
  • Comunicação hierarquizada
  • A História da Internet
  • A chegada da Internet no Brasil
  • Cultura e Cibercultura
  • Consciência Coletiva
  • Leitura Hipertextual
  • Oceano Cibercultural


2 comentários:

  1. Oi!
    Gostei bastante da primeira aula e espero que possamos aprender bastante nesse curso.
    Bom resumo, Renan.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Fala, Vanessa! Que bom que esteja gostando. Estou postando mais textos aqui durante a tarde.

    Aprenderemos todos bastante!

    bj

    Valeu! E hoje à noite tem mais!

    ResponderExcluir